Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação do IF Goiano (ELPED)


O Instituto Federal Goiano Campus Ceres realizará, nos dias 9, 10 e 11 de junho de 2021, o IV Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação do IF Goiano (ELPED). Paralelamente ao evento, acontecerá o IV Seminário do Programa Residência Pedagógica Goiano, VI Seminário de Iniciação à Docência do IF Goiano (Pibid) e o II Seminário Internacional de Professores.

Os quatro eventos se uniram visando ao fortalecimento das ações, no contexto da pandemia da COVID-19. Têm abrangência regional e nacional, contemplando alunos de cursos de Licenciaturas e de cursos de Pós-graduação, profissionais do magistério da educação básica e superior, das várias modalidades de ensino, contando com a participação de teóricos do Brasil, Chile, Espanha, Finlândia e Portugal.

HISTÓRICO DOS EVENTOS

Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação do IF Goiano - ELPED

Tendo em vista a realização de uma ação institucional com o objetivo de oportunizar um encontro entre professores atuantes em diversas modalidades de ensino, profissionais pesquisadores no campo da Educação em diferentes espaços educacionais e estudantes dos cursos de licenciaturas, a Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal Goiano promoveu o I Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação – I ELPED nos dias 10, 11 e 12 de abril de 2014 no Campus Morrinhos com o tema "Identidade Docente: Formação e Profissionalização". Esse evento teve como finalidade promover um debate de caráter teórico-prático relacionado à formação docente e à constituição da identidade do professor, com ênfase na articulação entre o trabalho formativo e os desafios encontrados no cotidiano escolar, a fim de contribuir para elevar a qualidade da formação docente.

O II ELPED foi realizado nos dias 31 de março e 01 de abril de 2016 no Campus Urutaí com o tema “Práticas pedagógicas e currículo: abordagens para o ensino das Ciências”. Com o objetivo de contribuir para a formação de profissionais da educação, reflexivos sobre sua prática, o tema escolhido buscou suscitar o debate sobre as práticas pedagógicas e o currículo, contextualizados diante dos desafios do ensino das diversas Ciências, uma vez que esses temas estão em constante processo de desconstrução e reconstrução de acordo com o contexto histórico, em que os projetos e experiências adquirem relevância na reflexão e na discussão dos processos educacionais do Instituto Federal Goiano

O III ELPED foi sediado pelo Campus Rio Verde do IF Goiano nos dias 07, 08 e 09 de junho de 2018, em conjunto com os eventos: 4º Encontro de Licenciaturas do Sudoeste Goiano, 4º Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Sudoeste Goiano

Estes eventos foram organizados por 8 instituições de ensino:

1.Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia Goiano - IF Goiano
2. Universidade Estadual de Goiás - Campus Quirinópolis e Santa Helena
3. Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí
4. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IF Goiás - Campus Jataí
5. Universidade de Rio Verde
6. Instituto Superior de Educação Almeida Rodrigues
7. Secretaria Municipal de Municipal de Educação de Rio Verde
8. Subsecretaria de estado de Goiás

O tema dos três eventos foi: EDUCAÇÃO EM TRÂNSITO: DIÁLOGOS ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE, que teve como objetivo promover o debate e a reflexão sobre políticas educacionais, formação e trabalho docente, tencionando o cenário nacional na época, com vistas a contribuir para a melhoria da qualidade do processo de formação de professores e de ensinoaprendizagem na educação básica, especialmente da Rede Pública, na região do Sudoeste goiano.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

O I Seminário Internacional de Formação de Professores, realizado nos dias 25 e 26 de abril de 2019, teve abrangência regional e nacional, contemplando 1600 participantes - alunos de cursos de Licenciaturas, profissionais do magistério da educação básica e superior em suas várias modalidades de ensino, das redes municipais e estaduais, contando com a participação de teóricos do Brasil, Espanha e de Portugal. O evento teve como objetivos:

● Apresentar a proposta do Mestrado Profissional em Formação de Professores por intermédio de palestras que discutiram as possibilidades de investigações no ensino das distintas ciências em espaços formais e não formais de educação, onde os profissionais do ensino têm atuado;
● Contribuir com a melhoria da qualidade do processo de formação de professores e de ensino-aprendizagem na educação básica, especialmente da rede pública, na região do Sudoeste goiano.

Foram dois dias de diálogo profícuo, debates e discussões sobre as possibilidades de investigações no ensino das distintas ciências em espaços formais e não formais de educação, em que os profissionais do ensino têm atuado. O evento oportunizou várias atividades, tais como: a) Conferências de abertura e mesas redondas com participação de profissionais que desenvolvem investigações no ensino das distintas ciências; b) Sessão de Pôsteres – 380 trabalhos apresentados por professores da rede municipal, estadual e federal dos diferentes níveis, por alunos do mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica e alunos do Programa Residência Pedagógica, bem como demais alunos dos cursos de Licenciaturas Profissionais Técnicos de Nível Médio.

Ademais, a realização destes eventos contribuiu para o avanço da pesquisa na área da educação e/ou ensino, para a implementação de novos projetos de pesquisa, bem como contribuiu para consolidar as já existentes entre as instituições promotoras e outras participantes, como a Universidade do Minho, Portugal, Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha e demais instituições das quais os palestrantes fazem parte.

Além disso, a partir do evento, do diálogo estabelecido com as secretarias municipais e estadual de Goiás, foi criado o Curso de Pós-graduação lato Sensu em Formação de Formação de Professores e Práticas Educativas, realizado em quatro Campi do IF Goiano, Rio Verde, Ceres, Hidrolândia e Ipameri, curso que possui a matriz curricular semelhante à proposta de Avaliação de novos Cursos ( APCN) que está sendo elaborada para a implementação de um mestrado Profissional em Formação de Professores e Práticas Educativas.

O II Seminário Internacional de Formação de Professores será realizado nos dias 9, 10 e 11 de junho de 2021 de forma virtual e terá como objetivos:

● Oportunizar reflexões sobre as possibilidades de investigações no ensino das distintas ciências em espaços formais e não formais de educação, onde os profissionais do ensino têm atuado;
● Socializar os resultados de pesquisas e/ ou relato de experiências realizadas pelos estudantes do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Formação de Formação de Professores e Práticas Educativas;
● Contribuir com a melhoria da qualidade do processo de formação de professores e de ensino-aprendizagem na educação básica.

SEMINÁRIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

O Programa Residência Pedagógica (PRP), instituído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Portaria nº 38, de 28/02/2018, tem como objetivos: aperfeiçoar a formação teórica e prática; incitar a reformulação do estágio supervisionado; e adequar as propostas curriculares dos cursos de formação inicial às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O IF Goiano ingressou no programa por meio de Projeto institucional RP-IF ( Projeto RP-IF), intitulado “ Inserção à docência no estágio: práticas construídas em diálogo com a educação básica”, submetido ao Edital CAPES nº 6/2018. Com sua aprovação, na primeira versão contou com 170 bolsistas, sendo 144 residentes, 18 professores da Rede, denominados como preceptores; 6 docentes orientadores do IF Goiano e 1 coordenadora institucional.

Encerrando o RP-IF Goiano no final de 2020, novamente foi submetido novo projeto ao Edital CAPES nº.1/2020. Após a aprovação, o projeto, que encontra-se em execução, conta com a participação de 116 bolsistas, sendo: 96 residentes, 12 professores preceptores, 7 docentes orientadores e 1 coordenadora institucional.

Um dos principais eixos balizadores do RP-IF é a formação NA e PELA pesquisa. Para tanto, desde a sua primeira versão, são desenvolvidos Seminários Institucionais com vistas à socialização das produções desenvolvidas no projeto. Estes seminários contam com a presença dos bolsistas dos Campi envolvidos – Rio Verde, Morrinhos, Ceres e Urutaí e também são estendidos aos demais alunos dos cursos de Licenciatura e Pósgraduação e professores da Rede de Educação Básica e do IF Goiano

O I Seminário do Programa Residência Pedagógica foi realizado nos dias 14 e 15 de setembro de 2018 no Campus Rio Verde, tendo como objetivos:

● Contribuir com a melhoria da qualidade do processo de formação inicial de professores;
● Refletir sobre a importância e necessidade do diálogo entre a formação inicial e o trabalho docente;
● Discutir temas vinculados às atuais políticas educacionais (base nacional curricular comum e formação dos professores, reforma do ensino médio;
● Promover subsídios para imersão à docência dos bolsistas do Programa Residência Pedagógica, por meio de um processo perspectivado na problematização, investigação e no diálogo com os diversos atores envolvidos no processo (residentes, preceptores, coordenadores e gestores da educação básica);

O evento contou com a presença de 280 participantes de cursos de Licenciatura, cursos de Pós-graduação dos vários Campi do IF Goiano e de instituições de ensino superior de Rio Verde e municípios vizinhos. Além disso, contou com a participação de professores da educação básica

O II Seminário do Programa Residência Pedagógica, foi realizado junto com o Seminário Internacional de Formação de Professores, nos dias 25 e 26 de abril de 2019. Com abrangência regional e nacional, o evento contou com 1600 participantes - alunos de cursos de Licenciaturas, profissionais do magistério da educação básica e superior em suas várias modalidades de ensino, das redes municipais e estaduais. Além disso, teve a presença de professores pesquisadores do Brasil, Espanha e de Portugal. Os objetivos foram:

● Contribuir com a melhoria da qualidade do processo de formação de professores e de ensino-aprendizagem na educação básica, especialmente da Rede Pública, na região do Sudoeste goiano;
● Socializar os resultados de pesquisas e/ ou relatos de experiência realizados pelos bolsistas do Programa Residência Pedagógica nas escolas conveniadas de Educação Básica Pública, conforme Edital nº 06/2018/CAPES.

O evento possibilitou espaços de discussão de temas relacionados à formação, trabalho docente e os seus desdobramentos na educação básica.

O III Seminário do Programa Residência Pedagógica foi realizado virtualmente em forma de Ciclos de Seminários temáticos, nos dias 14, 21 e 28 de agosto, e nos dias 03 e 04 de setembro de 2020, no período da pandemia da COVID-19. Com o tema - Práticas Docentes Inovadoras no Contexto da Pandemia da Covid-19, com abrangência regional e nacional, os ciclos de seminários contemplaram 1000 participantes, sendo bolsistas do Programa Residência Pedagógica, Programa de Bolsas de Iniciação à Docência ( Pibid), estudantes dos cursos de graduação, principalmente dos cursos de Licenciatura, estudantes dos cursos de Pós-graduação e profissionais do magistério da educação básica e superior, além da contribuição de palestrantes renomados.

Como objetivo, pretendeu-se promover debates sobre possibilidades de práticas docentes inovadoras para a educação básica, incluindo o uso das metodologias ativas, das tecnologias, da importância da pesquisa para a inovação dos processos educacionais, considerando o atual cenário da pandemia. Contou com a participação de vários palestrantes de todo o Brasil.

O IV Seminário do Programa Residência Pedagógica será realizado nos dias 9, 10 e 11 de junho de 2021, de forma virtual, e terá como objetivos:

● Contribuir com a melhoria da qualidade do processo de formação de professores e de ensino-aprendizagem na educação básica, especialmente da rede pública;
● Socializar os resultados de pesquisas e/ ou relatos de experiências realizadas pelos bolsistas nas escolas conveniadas de Educação Básica Pública durante o primeiro módulo no Projeto Residência Pedagógica IF Goiano, aprovado via Edital nº 01/2020.

SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica, conforme o edital Edital CAPES Nº02/2020. O Pibid apresenta os seguintes objetivos:

I - Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
II - Contribuir para a valorização do magistério;
III - Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica.
II - Contribuir para a valorização do magistério.
III - Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica.
IV - Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.
V - Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério.
VI - Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

O I Seminário Institucional do PIBID foi sediado pelo Campus Urutaí do IFGoiano, no período de 10 a 12 de setembro de 2014, em conjunto com o II Workshop Luso-Brasileiro de Ciências. Um dos objetivos do evento foi socializar o trabalho desenvolvido pelo Projeto Institucional e subprojetos do PIBID do IF Goia-no das áreas de (Pedagogia, Biologia, Química e Matemática).

O II Seminário Institucional do PIBID, foi sediado pelo campus Ceres do IFGoiano, no período de 4 a 6 de novembro de 2015, juntamente com o I Fórum de Educação Inclusiva do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne). Com a temática da inclusão, os bolsistas de iniciação à docência puderam compartilhar as experiências vivenciadas por meio de pôsteres, além de participarem de oficinas e palestras.

O III Seminário Institucional do PIBID foi realizado nos dias 10 e 11 de outubro de 2017, pelo campus Morrinhos do IFGoiano, em conjunto com a I Semana Acadêmica de Licenciatura em Química e a II Semana Acadêmica de Licenciatura em Pedagogia. O objetivo foi divulgar as ações realizadas pelo Programa durante o ano e ofertar cursos, oficinas e palestras tendo como base os desafios pedagógicos na sociedade tecnológica.

O IV Seminário Institucional do PIBID, aconteceu nos dias 25 e 26 de abril de 2019, no campus Rio Verde do IFGoiano, em conjunto com I Seminário Internacional de Formação de Professores, o II Seminário do Programa de Residência Pedagógica, tendo abrangência regional, nacional e internacional.

O V Seminário Institucional do PIBID foi realizado em conjunto com o III Seminário do Programa Residência Pedagógica, de forma virtual e Ciclos de Seminários Temáticos, nos dias 14, 21 e 28 de agosto, e nos dias 03 e 04 de setembro de 2020. Com o tema Práticas Docentes Inovadoras no Contexto da Pandemia da Covid 19.

O VI Seminário Institucional do PIBID será realizado nos dias 9, 10 e 11 de junho de 2021, de forma virtual e terá como objetivos:

- Socializar os trabalhos desenvolvidos nas escolas-campo.
- Valorizar a formação de professores para a educação básica.